PROJETOS

CIRANDA LITERÁRIA 

Implantado em 2013, como um desdobramento do projeto "Clube da Leitura: a gente catarinense sem foco", porém com o foco voltado para os profissionais que atuam na RME, oportuniza uma construção de comunidade leitores e escritores, fomentando a leitura e o diálogo literário  

Com encontros mensais, tem como objetivo o comentário, sugestões e compartilhamento de ideias e preferências literárias, aproximando a comunidade de escritores e editores catarinenses, produtores literários, cineastas e artistas que tenham produções envolvidas com a literatura.

Ver mais em:

https://literaturafloripa.blogspot.com/search/label/Ciranda%20Liter%C3%A1ria



CLUBE DA LEITURA

Foi desenvolvido no Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias (DEBEC) do município de Florianópolis em abril de 2009, com a finalidade de criar clubes ou pontos de trocas, fortalecer grupos com debate e apresentação de experiências dos integrantes sobre a leitura nas escolas do município, priorizando autores(as) catarinenses, e assim, ampliando o repertório cultural sobre a literatura, autores e ilustradores catarinenses. 

Além do incentivo ao hábito da leitura, é uma oportunidade de formação com oficinas, fornecimento de materiais e encontro com autores catarinenses para os profissionais e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME), tendo como público alvo: estudantes, bibliotecários, estagiários de biblioteconomia, professores e demais profissionais da rede municipal de ensino, desenvolvendo o gosto pela produção literária local e formar leitores e mediadores de leitura por meio de prática de letramento.

Ver mais em:

https://leituracatarinense.blogspot.com/2009/ 

VIAJANDO COM E NAS PALAVRAS: a formação de leitores na educação básica

Esse é um projeto de leitura e contação de histórias que foi criado pelo DEBEC no ano de 2017, com a iniciativa da Profª Drª Rosetenair Feijó Scharf, com o intuito de trabalhar com as unidades educativas da RME, os vários gêneros e as linguagens literárias.

O projeto tem os seguintes objetivos: possibilitar ação dinamizadora de leitura e contação de história e leitura de várias literaturas, vários gêneros e linguagens literárias para as unidades educativas e a promoção de experiências significativas que oportunizem o desenvolvimento corporal, da estética, sensações de fantasias, imitações, aventuras, fruição do texto literário, criatividade e ampliação do repertório linguístico, literário e cultural; planejar esses momentos com a utilização de várias linguagens e formas literárias; propiciar momentos de interação na contação e leitura de diversas narrativas na biblioteca central, organizado pelo DEBEC, para as unidades educativas, apresentar a importância e possibilidades da leitura e o conhecimento do acervo; promover momentos literários nas unidades educativas para dinamizar as bibliotecas ou espaços literários de cada instituição.

Para participar dessas oportunidades, as unidades educativas devem fazer o agendamento com antecedência no DEBEC.

Ver mais em:

https://literaturafloripa.blogspot.com/search/label/Viajando%20com%20e%20nas%20palavras


BIBLIOTECA PARA LER, VER E OUVIR

Esse projeto foi criado em 2018, com a ideia de divulgar a Biblioteca Central da SME, que fica no DEBEC, para os profissionais da RME, e que estes conheçam o acervo que está disponível em diversas áreas e temas, ampliando os seus repertórios literários e teóricos. Com o conhecimento desses profissionais sobre esse espaço, facilita a visita dos estudantes da rede e possibilita que eles experimentem vivências diversas nesse espaço, enriquecendo-os pelas experiências lúdicas e estéticas que também podem ser inseridas nos espaços das unidades educativas.

Para cada temática selecionada, são escolhidos materiais literários e teóricos para exposição e divulgação, e estudada uma parceria para realização de oficinas, contações de histórias, apresentações artísticas e outras possibilidades. O DEBEC faz a divulgação do projeto e as unidades educativas fazem o agendamento junto ao Departamento. A ideia do DEBEC é sempre envolver os estudantes e profissionais da Educação Básica da rede municipal de ensino nessa ação, com a realização de uma semana temática por mês, em períodos que coincidam com dias de formação de professores.

Semana Municipal do Livro Infantil (SMLI)

Foi instituída em 2010, pela Lei Municipal 8.125/2010, de 05 de janeiro de 2010. Ela oficializa que a SMLI será comemorada na semana que abrange o dia 18 de abril, que já é comemorado o Dia do Livro, e será promovida pela SME. A lei ainda menciona que para as festividades da SMLI, poderão ter articulações com associações ou entidades representativas, e para viabilizar, se necessário, manter parcerias com instituições públicas e/ou privadas. A SMLI fica incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município (PMF, 2010, p. 6).

Além do Dia do Livro, no dia 18 de abril também é celebrada a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, sendo este, mais um motivo de comemoração para o livro infantil. A SMLI, tem se consolidado ano a ano como um importante evento do município de Florianópolis. 

O evento é organizado todos os anos pela SME, em parceria com os colaboradores envolvidos, e ocorre com diversas atividades, em diferentes locais. Possui um cronograma divulgado publicamente pela PMF, sempre com o objetivo geral de levar a leitura para as crianças e estudantes da RME. Para os alunos que não tem possibilidade de se deslocar para os eventos, as unidades educativas também preparam momentos de socialização de livros e leitura com a participação de autores nas escolas da RME. O DEBEC atua diretamente com a organização desse evento, além de disponibilizar o espaço da Biblioteca Central como parte integrante dessa comemoração.

Ver mais em: 

https://literaturafloripa.blogspot.com/search/label/Semana%20Municipal%20do%20Livro%20Infantil 


Floripa letrada: a palavra em movimento

Desde o dia 24 de agosto de 2010, o projeto Floripa Letrada está ativo. Ele surgiu com a parceria da SME e a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTMU), incentivando o hábito da leitura, criando novos leitores e divulgando diversos escritores, por meio de livros e revistas, que estão disponíveis gratuitamente nos terminais de ônibus do município de Florianópolis. (PMF, 2010). As pessoas podem ler enquanto aguardam o transporte, ou podem levar para ler durante a sua viagem, podendo devolver em qualquer outro ponto do Floripa Letrada. Inicialmente o projeto começou em três terminais, sendo: 07 estantes no Terminal de Integração do Centro (TICEN), 02 estantes no Terminal de Integração de Canasvieiras (TICAN) e 02 estantes no Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO).

Qualquer pessoa pode fazer parte do projeto, seja na leitura, ou na doação de exemplares, entrando em contato diretamente com o Floripa Letrada.

Dentre inúmeras atividades destacadas pelo "Floripa Letrada", em 2017 o DEBEC assumiu a responsabilidade desse projeto, buscando integrar e socializar essas ideias nas unidades educativas e na sociedade em geral, mostrando a gama de possibilidades culturais para a inserção das pessoas nesse projeto. Mesmo que Florianópolis seja uma cidade turística, esse projeto oportuniza que cidadãos de diversos lugares do Brasil e de outros países que possam compartilhar cultura e absorver conhecimento local por meio dessas ações culturais. 

DEBEC - Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora